Resenhas

[Resenha]: Não se desespere!-Mario Sergio Cortella

Olaaaaá! Finalmente li as indagações, ou melhor, provocações filosóficas de Mario Sergio Cortella. Devo confessar que fui com muita sede ao pote, pois já conhecia esse excelentíssimo filósofo de outros idos.

sinopse

“Não se desespere nos convida a ir em busca do bem-viver. Acolher instantes deliberados de paz interior e sentir a prazerosa sensação mental, ainda que provisória, da aparente suspensão do fluir do tempo, permitindo um distanciamento das aflições cotidianas e uma recusa momentânea às perturbações que o existir nos oferta. Afinal, a humanidade acumulou conhecimentos e experiências ao longo de milênios, que a Ciência, a Filosofia, a Arte e a Religião expressam em forma de orientações para o nosso viver diário e de respostas às indagações centrais de nossa existência. Essas fontes nos sugerem como atitude sábia a recomendação: Não se desespere!”  

Livro: Não se desespere!
Autor (a): Mario Sergio Cortella
Editora:Vozes 
Páginas: 140 /Ano: 2013
    * Livro cedido pela editora para resenha
cats 3
Cortella utiliza de uma linguagem bem simples, apesar de ser um grande filósofo, pois ele tem a intenção de que o seu livro seja lido por todos os públicos. Por ser um panorama, a obra pode ser inicialmente rasa, ou repleta de simplificações, no entanto, não deixa de conter “boas dicas” para uma vida de mais esperança, felicidade, coletividade e afeto.
Resultado de imagem para não se desespere resenha
Cada parágrafo escrito pelo autor revela a sutileza de sua sabedoria e a audácia de suas provocações. Da felicidade à esperança, da religião à política, da diversidade à ética e tantos outros temas que não se exaurem, mas provocam e incentivam o leitor a indagar mais profundamente a respeito dos determinados assuntos.
A sagacidade de Cortella é contagiante e acaba por não haver a simples vontade de parar de ler. Cada indagação possui poucas páginas, são bastante resumidas, pois o propósito não é detalhar cada uma delas, e sim provocar o leitor a questionar-se mais profundamente a respeito.
Resultado de imagem para não se desespere resenha
Não se trata de um livro sobre filosofia clássica, tampouco sobre a importância da filosofia no cotidiano das pessoas, pois isso é verídico a cada página lida, e não há necessidade de explicar. Trata-se de simples, porém perspicazes provocações filosóficas (como o próprio subtítulo diz).
O livro contém 140 páginas que são dividas em 31 lições – as provocações filosóficas -, tendo de 3 a 5 páginas cada reflexão. Esse com certeza é daqueles livros para se ter na cabeceira da cama e ler um capítulo por dia. O livro tem uma edição simplesmente espetacular, a capa está linda, a diagramação e layout estão perfeitos e a Editora Vozes caprichou na edição do livro.  Se vale a pena? Com certeza. Eu leria novamente? Sim, irei relê-lo em breve. Conhecimento nunca é demais, e sair um pouco da cena dos romances faz bem vez ou outra.

Beijos

Até mais…

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s