Resenhas

Resenha | Casos de família- Ilana Casoy

Ilana-casoy-casos-de-familia-banner2Olá gente!! A resenha de hoje é sobre o livro mais recente da pesquisadora forense e especialista em criminologia mais influente do Brasil. Ilana Casoy já acompanhou de perto, dezenas de casos famosos e  participa como membro consultivo da comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP.  Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos.

O livro em questão, chama-se Casos de Família, e é um mash up de artigos anteriormente escritos por Casoy, relatando casos famosos como o assassinato de Isabela Nardoni e dos pais de Suzane Von Richthofen.

O livro se divide basicamente em duas partes, sendo que a primeira fala com detalhes( e muitos) da família Richthofen, e do plano da filha mais velha do casal Marísia e Manfred. Suzane tinha 19 anos na época e arquitetou a morte dos pais após seu relacionamento com Cristian Cravinhos passar a ser proibido pela família. Ela, junto com Cristian e seu cunhado Daniel, seguiram em frente com o plano, que culminou na morte brutal de seus dois pais.

Embora tenham planejado muito bem o crime, os assassinos dos Richthofen deixaram para trás diversas pistas óbvias, que logo foram sendo solucionadas pela polícia, que não precisou de muito tempo para ter certeza da autoria do crime. Assim que foram presos, foram todos sentenciados as suas penas, sendo que Suzane, mesmo não participando literalmente do assassinato, foi condenada à 39 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, na época do primeiro julgamento, no dia 22 de julho de 2006.Happy_Family_Richtofen

A segunda parte do livro, trata de um crime diferente, mas tão brutal quanto o primeiro; o assassinato da menina Isabela Nardoni. Isabela tinha apenas 5 anos quando foi jogada do edifício London, no distrito de Vila Guilherme, São Paulo. Seus assassinos foram seu próprio pai e madrasta, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.

Na noite em questão, tertemunhas alegam ter ouvido gritos vindos do apartamento e muitos membros da família afirmam que o comportamento do casal ao redor de Isabela era sempre muito turbulento, pois sua madrasta, Anna Carolina, nunca gostou muito da menina.

O motivo que se passou na cabeça de Alexandre Nardoni, para naquela noite, rasgar a tela de proteção da varanda e atirar sua filha , com o apoio de sua esposa, somente ele pode dizer, mas as evidencias de que o crime foi cometido pelos dois são bem explicitadas no livro, que mostra passo a passo detalhes da incansável investigação, do que no começo parecia ser um arrombamento, devido ao nível de alteração que se encontrava Alexandre, ao dizer que alguém tinha invadido seu apartamento.

Ao perceber que nada tinha sido furtado, quebrado nem arrombado, a polícia logo passou a suspeitar da versão dos Nardoni, no que iniciaram a investigação que culminou na prisão do casal que foi condenado por homicídio doloso qualificado (art. 121, § 2°, incisos III, IV e V), e vão cumprir pena de 31 anos, 1 mês e 10 dias, no caso dele, com agravantes pelo fato de Isabella ser sua descendente, e 26 anos e 8 meses de reclusão no caso de Anna Jatobá, ficando caracterizado como crime hediondo. A decisão foi proferida pelo Juiz Maurício Fossen, no Fórum de Santana em São Paulo.images

Quem se interessa pelo assunto, e quem gosta de livros fortemente detalhados, com imagens e fatos exclusivos, esse livro é o livro PERFEITO!! Ilana Casoy se mostra mais uma vez super competente e detalhista, e nós com certeza agradecemos a ela por essa obra maravilhosa! Obrigada também á Editora Darkside Books, que lançou o livro aqui no Brasil em 2016.

Beijos, e até o próximo post!!! ❤

Anúncios

2 pensamentos sobre “Resenha | Casos de família- Ilana Casoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s